Visitantes desde 15 de Novembro de 2009

Este site é uma homenagem à grande fadista Arminda da Conceiçao.

sábado, 21 de novembro de 2009

Biografia



Arminda da Conceição Figueiredo Domingos nasceu em Lisboa no dia 5 de Outubro de 1938 foi uma fadista, cantora e actriz, um dos grandes valores do fado. Gravou 7 discos.


Arminda da Conceição, como é conhecida, começou a cantar no Concurso “Primavera do Fado” concurso esse que tantos nomes deu para a canção Nacional. Já em garota dava o ar da sua graça, exibindo a sua bonita voz e sempre que a ouviam era muito aplaudida e incitaram-na a tentar carreira como artista. E assim foi, aos 18 anos profissionalizou-se. Na Cesária teve um inicio de carreira ascensional, reflexo das qualidades que possuía: Voz expressiva, estilo sóbrio e agradável presença. Poucos anos depois teve muito sucesso, tendo sido questionada várias vezes: “Não é muito para quem começou à tão pouco?”. A sua voz tanto se sentia à vontade no fado-castiço como no fado-canção, mas tinha preferência pelos temas mais sentimentais.


Foi uma das interpretes mais verdade da chamada "canção internacional”. Barco Negro e Fado Hilário foram os seus maiores êxitos. Teve grande atracão no “Lisboa à Noite” , uma casa de fados no Brasil.


Participou na Revista “Pão, pão, queijo, queijo” e tinha o sonho de um dia vir a representar tendo dito mesmo “Tenho impressão que tenho muito jeito para representar”


Em Portugal actuo nas melhores casas de fado: A Viela, Luso, Faia, Lisboa Antiga, Severa, A Taverna d’ El Rey , Adega Mesquita , Adega Machado , O Forcado, Nô,Nô , Cesária, Timpanas , o Painel do Fado e muitas mais
Foi também um sucesso além fronteiras, actuando por todo mundo. Actuo em todos os Continentes tirando a Oceânia é claro, e em todos teve grande êxito. Esteve em locais como o Brasil , Estados Unidos , França , Suíça , Chipre , Bagdad , Teerão , Istambul , Moçambique , Angola, Marrocos e muitas mais.


Terminou a sua carreira aos 55 anos devido a um problema nas cordas vocais e a ultima casa de fados que actuo foi A Taverna d’ El Rey. A partir de aí só cantava para amigos e conhecidos. Faleceu a 27 de Junho de 2009 vitima de doença prolongada.


0 comentários:

Enviar um comentário